Olá, imparável! Tudo bem com você?

Eu pensei em compartilhar hoje o conceito do “Flywheel” ou “Volante” que tem se popularizado no mundo dos negócios, principalmente pelo “marketing”.

A ideia é bem simples.

E para ficar ainda mais fácil de entender, pense em uma roda (seu negócio).

Agora você precisa fazê-la girar.

Você faz um esforço e a roda gira, depois para.

Daí você faz mais um esforço e ela gira, e para.

Daí você começa a pensar: — como posso fazer a roda girar por mais tempo?

Aí que entra o conceito alinhado ao negócio.

Seu negócio tem diferentes departamentos: Marketing, Vendas, Pós-venda. Se você faz um bom Marketing, você atrai pessoas interessadas no seu negócio, mas se você não tem ainda seu departamento estruturado, a roda para.

Agora, quando você cria uma maneira de manter a roda girando, você cria uma estrutura em que uma ação leva à outra.

Flywheel

Você faz com que os interessados no seu serviço conversem com Vendas e os vendedores, ao fecharem as vendas, preparem o caminho para o cliente falar com o pós-venda (ou atendimento ao cliente).

Um cliente feliz, irá indicar outras pessoas (marketing boca-a-boca) e pode vir a comprar novamente.

Quando você liga todas “as pontas”, como numa corrida de passagem de bastão, um corredor (departamento/função) passa o bastão ao outro, mas nesse caso, o último passa o bastão para o primeiro e neste instante é quando acontece a “ruptura”, de acordo com Jim Collins, no livro “Empresas feitas para vencer”:

“O impulso continuamente imprimido à engenhoca trabalha a seu favor, lançando o volante para diante, volta após volta... vruuummm! O próprio peso imenso do volante trabalha para você. Não há mais necessidade de empurrar com mais força do que o fez na primeira volta, e o volante gira cada vez mais rápido. Cada volta se soma ao esforço anterior e se acumula sobre seu investimento inicial de esforço. O grande e pesado disco parece voar, com um ímpeto quase impossível de deter.”

Se você se focar em fazer sua roda girar, mantendo o foco, sem distração, cada vez mais você irá fazê-la girar mais rápido.

Isso me faz lembrar a historinha da raposa e do porco-espinho.

A raposa estava todos os dias em busca de estratégias complexas para atacar o porco-espinho.

Enquanto o porco-espinho vivia sua vida simples, alimentando-se e cuidando da casa.

O porco-espinho ao perceber que seria atacado, se transformava em uma bola de pontas afiadas, fazendo a raposa interromper seu ataque.

O porco-espinho é a pessoa que enxerga o essencial e ignora o resto. É aquele empreendedor que faz o volante girar, girar, girar e cada vez mais rápido.

“Teus olhos olhem o que é reto e tuas pálpebras se dirijam para a frente. Observa a vereda dos teus pés, e todos os teus caminhos serão seguros. Não te desvies para a direita nem pra esquerda, mas afasta do mal os teus pés.” – Provérbios 4:25-27

O conceito do Flywheel também nos faz pensar que temos que empreender sem criar fricção. Quanto menos fricção, mais rápido a roda (volante) girará.

Isso quer dizer que: você pode facilitar a forma para o seu cliente contratar você, como também pode não criar entraves (barreiras) se o cliente desejar cancelar o serviço.

Flywheel pode lembrar a parábola do semeador (Mateus 13:3-23) que procura semear o terreno fértil para impulsionar sua 'roda'. Com paciência e resiliência, a terra produzirá frutos.

A cada volta que seu Flywheel der, você pode elevar os seus resultados até obter ganhos extraordinários.

Seja perseverante e mantenha sua fé nas ações que você implementa hoje, pois elas serão a fundação para seu crescimento contínuo e sustentar sua operação amanhã.

E agora, você já está pensando em como pode fazer seu negócio girar mais rápido?

Que você tenha um fim de semana iluminado pela sabedoria de Jesus e o amor de Maria! 🙏

Um abraço!