Olá, imparável. Salve Maria! Tudo bem?

Veja se isso já aconteceu com você: você tinha que terminar um trabalho. Entrou 1 minuto nas redes sociais e ficou 1 hora.

Tem gente que chama isso de procrastinação.

Procrastinar é enrolar para fazer algo importante. Em vez de fazer o que precisa, escolhe algo menos importante ou mais legal. Aí o mais importante fica para depois.

“Quem fica observando o vento, não semeia; quem fica a olhar as nuvens, nunca vai colher.” (Eclesiastes 11:4)

O empreendedor que procrastina pode perder prazos. Também pode perder noites de sono para ter que fazer às vésperas.

Mas e se você estiver fazendo isso em seu próprio negócio, adiando o lançamento de um serviço ou produto seu? Justo aquele que ia fazer você ganhar mais?

No livro “O Ato Criativo”, o produtor Rick Rubin, ganhador de 9 Grammys, fala sobre criação. Esse processo de criação vai desde a criação de uma obra de arte até um tablet ou a um ônibus espacial.

Às vezes a gente pensa que criar é algo mais para artistas, mas isso não está restrito a eles. Quer ver?

Ao testar vários caminhos, você cria um para chegar a um lugar, como a escola dos filhos ou o trabalho. Ao melhorar sua mesa de trabalho (setup), você pesquisa o que comprar e olha fotos de outros.

Se você está pensando em um produto ou serviço para lançar, pode recorrer ao processo criativo.

O processo criativo.

Segundo Rick, o processo criativo envolve 5 fases:

Processo criativo
  • Sementes. É a fase de coletar referências interessantes. Imagens, frases, demandas sociais, progressos tecnológicos.
  • Experimentação. Com as ideias da fase anterior, é hora de explorar. Qual ideia (semente) é a mais promissora? Nem sempre a planta que parece mais forte vai “pegar” no seu terreno. Qual ideia pode pegar e dar uma boa florada?
  • Construção. Aqui você traça o seu plano e faz o que precisa ser feito. Já não tem que criar. É preciso manter o foco. Às vezes, criar pode ser a parte “romântica” ou “mágica” que fascina. Mas, nessa fase, precisa assentar os tijolos. Um detalhe: o que você pensou em construir pode não funcionar. Então, talvez, você tenha que experimentar outra coisa.
  • Conclusão. Chegou a hora de revisar e refinar seu projeto para lançá-lo ao mundo. É preciso verificar se atende aos critérios e padrões esperados. Caso não atenda, você terá que voltar para a construção ou até mesmo para a fase de experimentação.
  • Recuperação. Lançar algo exigiu aprimorar suas habilidades. Pode ter sido necessário um trabalho intenso. Use esse aprendizado para melhorar o seu trabalho. É como um treino de musculação. Você se esforça para levantar peso. Isso faz seu corpo se regenerar, dando-lhe mais força. Esta fase é para você se dar um tempo para absorver as novas práticas e aprimorar-se.

Ao realizar todas as cinco fases, você terá concluído a sua obra. Transformou uma ideia em algo concreto.

Mas você sabia que muitas pessoas começam e não terminam? Param justamente na fase de “Conclusão”, onde todo o esforço maior já passou. A causa é a “fobia de compromisso”.

Para Rick, “o medo de lançar uma obra no mundo pode ter raízes em um estado de ansiedade mais profundo. Pode ser o medo de ser julgado, mal-entendido, ignorado ou detestado”.

Quando a pessoa está quase a terminar o projeto, cria desculpas para adiar a conclusão. Começa a achar que não é boa o suficiente. Ou vê falhas que não existem.

Como vencer o medo do seu lançamento.

De acordo com Rick, algumas formas de pensar podem ajudar a vencer o medo.

  • O que você propõe está relacionado ao que acontece atualmente. Se você for lançar daqui a 1 ano, as necessidades já podem ser diferentes. Seus gostos também podem mudar depois. Não adie.
  • Sempre haverá algo a melhorar. Pense que você está lançando a versão “1” do seu produto ou serviço. O iPhone já está no modelo 16 enquanto escrevo esta newsletter.
  • Compartilhar algo é, por si só, uma grande recompensa. À medida em que você promove seu produto ou serviço, você se sentirá mais confiante.
  • Muitas ideias podem surgir durante a sua construção e conclusão. Guarde-as como sementes para o futuro. Agora, concentre-se em terminar o que está fazendo.
  • Defina uma data para concluir seu projeto para dar foco.

Para você pensar:

Você pode estar preocupado em adicionar mais coisas ao seu produto ou serviço. Mas, em vez de adicionar mais coisas, o que você tem é suficiente?

Conclusão

Criar um novo produto ou serviço para lançar pode ser como criar uma obra de arte.

Muitos não se consideram artistas. Isso não impede de se criar algo novo. Você já deve ter criado algo novo na sua rotina que nem deve ter se dado conta.

O que irá lançar não te representa por completo, mas tem uma parte do seu conhecimento ali.

Enquanto muitos tentam copiar os outros, você oferece uma versão. É baseada no seu momento atual. Com seu progresso diário, você poderá aprimorar seu trabalho.

Você só precisa entender o que seu cliente quer e trabalhar com amor para ajudar, sem medo.

“No amor não há temor. Ao contrário, o perfeito amor lança fora o temor, pois o temor implica castigo, e aquele que teme não é perfeito no amor.” (1 João 4:18)

Por hoje é só. Nos vemos no próximo sábado!

Que você fique com a paz de Jesus e o amor de Maria. 💙

Forte abraço!