Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?

Você já parou para pensar no que leva um negócio a decolar?

Podemos ter o pensamento dos nossos avós: trabalhar duro e, um dia, o negócio “vira”.

Para serviços como Uber, iFood, Quinto Andar, Alexa e ChatGPT, parece que a inovação os fez decolar.

Mas, será que apenas ter um bom produto, no lugar certo e na hora certa, é suficiente para ter sucesso?

Eric Ries, no livro “A Startup Enxuta”, tem uma outra visão.

Startup é uma empresa nova que cresce por meio da inovação.

O sucesso não depende, necessariamente, de uma equipe com ótimo currículo. Também não depende de estar no lugar e na hora certos.

Para Eric, o sucesso pode ser alcançado de acordo com o processo correto.

E qual é a excelente notícia disso para você? Um processo pode ser aprendido!

O seu objetivo deve ser identificar o problema do cliente. O processo guiará você na construção do seu produto e serviço.

Qual é o segredo do negócio?

Vejamos agora o livro “De Zero a Um”, de Peter Thiel e Blake Masters. Ele ensina sobre empreendedorismo, com lições do Vale do Silício.

Peter e Blake dizem que um negócio precisa ter uma vantagem competitiva.

Uma vez que os empreendedores têm sucesso, eles atraem imitadores. Esses copiadores querem um negócio fácil.

Peter e Blake categorizam 3 tipos de negócios:

  • Negócio fácil: fazer o negócio convencional. Alcançado com o mínimo de esforço.
  • Negócio difícil: algo importante e desconhecido. É difícil, porém não chega a ser impossível.
  • Negócio impossível: o inalcançável pelo homem, por mais que se esforce.

O processo mencionado por Eric é o que permitirá que você faça o negócio difícil que poucos querem.

Segredo do negócio

Segundo Peter e Blake, o segredo é criar algo novo no mercado. “As pessoas em uma startup de sucesso estão fanaticamente certas sobre algo que aqueles de fora não perceberam.”

Para abrir sua mente e fazer você pensar, os autores de “De Zero a Um” sugerem que você se pergunte:

“Qual empresa valiosa ninguém está construindo?”

Se você está desenvolvendo um produto ou serviço, não conte a todos o que sabe, recomendam Peter e Blake. Conte seu segredo somente a quem precisar contar.

“A pessoa hábil esconde o conhecimento, enquanto o coração dos tolos solta besteiras.” (Provérbios 12:23)

Se você empreende sozinho, trabalhar em algo secreto pode ser solitário. Só você acredita no que descobriu, até que se torne um sucesso.

Agora veremos como validar o segredo do negócio.

Como legitimar o segredo do negócio.

Para Eric, é preciso confirmar se os clientes têm um problema. Seu diferencial é resolver o problema do cliente.

Para essa verificação, Eric recomenda fazer 4 perguntas:

  1. “Os clientes reconhecem que têm o problema que você está tentando resolver?”
  2. “Se houvesse uma solução, eles a comprariam?”
  3. “Eles comprariam conosco?”
  4. “Podemos desenvolver uma solução para esse problema?”

Com base nessa pesquisa e nas respostas obtidas, você pode testar algo.

Para seu teste, você pode desenvolver um produto mínimo viável (sigla MVP, em inglês). Se vende serviços, trate-os como seu produto.

O planejamento do processo do Eric é assim:

  • Identifique o que precisa ser aprendido.
  • Defina o que medir e meça para confirmar seu aprendizado.
  • Defina qual produto precisa ser criado.

A partir do planejamento, a sua execução seguirá a ordem inversa: construir-medir-aprender.

Conclusão

A busca por desenvolver o segredo do seu negócio é um caminho de aprendizado.

Seu novo conhecimento, ao aplicá-lo no seu negócio, vai distanciá-lo de copiadores.

Afaste-se do pensamento de que restam poucas inovações possíveis. Você provavelmente descobre novos produtos pelo Instagram. Um deles poderia ter sido criado por você.

Deus nos fez únicos. Qual será o segredo que Deus preparou para você?

Mantenha seu olhar no futuro.

Você pode adotar a atitude do último a chegar. O último pode examinar tudo, achar falhas e sugerir melhorias.

Assim, você pode definir um objetivo e fazer um MVP para testar sua ideia. Depois, melhore-o com as críticas e comentários dos clientes.

Que a paz de Jesus lhe guie em sua descoberta e o amor de Maria o guarde. 💙

Nos vemos no próximo sábado!

Forte abraço!