O segredo do negócio.
#14
Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Você já parou para pensar no que leva um negócio a decolar?
Podemos ter o pensamento dos nossos avós: trabalhar duro e, um dia, o negócio “vira”.
Para serviços como Uber, iFood, Quinto Andar, Alexa e ChatGPT, parece que a inovação os fez decolar.
Mas, será que apenas ter um bom produto, no lugar certo e na hora certa, é suficiente para ter sucesso?
Eric Ries, no livro “A Startup Enxuta”, tem uma outra visão.
Startup é uma empresa nova que cresce por meio da inovação.
O sucesso não depende, necessariamente, de uma equipe com ótimo currículo. Também não depende de estar no lugar e na hora certos.
Para Eric, o sucesso pode ser alcançado de acordo com o processo correto.
E qual é a excelente notícia disso para você? Um processo pode ser aprendido!
O seu objetivo deve ser identificar o problema do cliente. O processo guiará você na construção do seu produto e serviço.
Qual é o segredo do negócio?
Vejamos agora o livro “De Zero a Um”, de Peter Thiel e Blake Masters. Ele ensina sobre empreendedorismo, com lições do Vale do Silício.
Peter e Blake dizem que um negócio precisa ter uma vantagem competitiva.
Uma vez que os empreendedores têm sucesso, eles atraem imitadores. Esses copiadores querem um negócio fácil.
Peter e Blake categorizam 3 tipos de negócios:
Negócio fácil: fazer o negócio convencional. Alcançado com o mínimo de esforço.
Negócio difícil: algo importante e desconhecido. É difícil, porém não chega a ser impossível.
Negócio impossível: o inalcançável pelo homem, por mais que se esforce.
O processo mencionado por Eric é o que permitirá que você faça o negócio difícil que poucos querem.
Segundo Peter e Blake, o segredo é criar algo novo no mercado. “As pessoas em uma startup de sucesso estão fanaticamente certas sobre algo que aqueles de fora não perceberam.”
Para abrir sua mente e fazer você pensar, os autores de “De Zero a Um” sugerem que você se pergunte:
“Qual empresa valiosa ninguém está construindo?”
Se você está desenvolvendo um produto ou serviço, não conte a todos o que sabe, recomendam Peter e Blake. Conte seu segredo somente a quem precisar contar.
“A pessoa hábil esconde o conhecimento, enquanto o coração dos tolos solta besteiras.” (Provérbios 12:23)
Se você empreende sozinho, trabalhar em algo secreto pode ser solitário. Só você acredita no que descobriu, até que se torne um sucesso.
Agora veremos como validar o segredo do negócio.
Como legitimar o segredo do negócio.
Para Eric, é preciso confirmar se os clientes têm um problema. Seu diferencial é resolver o problema do cliente.
Para essa verificação, Eric recomenda fazer 4 perguntas:
“Os clientes reconhecem que têm o problema que você está tentando resolver?”
“Se houvesse uma solução, eles a comprariam?”
“Eles comprariam conosco?”
“Podemos desenvolver uma solução para esse problema?”
Com base nessa pesquisa e nas respostas obtidas, você pode testar algo.
Para seu teste, você pode desenvolver um produto mínimo viável (sigla MVP, em inglês). Se vende serviços, trate-os como seu produto.
O planejamento do processo do Eric é assim:

