Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?

Cada um de nós tem um papel no mundo. Não fomos feitos para viver isolados no mundo.

Deus nos fez para dependermos uns dos outros. Essa dependência pode ser como contar com o favor de alguém ou contratar os serviços de uma empresa.

A interdependência das criaturas é querida por Deus. O sol e a lua, o cedro e a florzinha, a águia e o pardal: o espetáculo das suas incontáveis diversidades e desigualdades significa que nenhuma criatura se basta a si mesma. Elas só existem na dependência umas das outras, para se completarem mutuamente, no serviço umas das outras.” (Catecismo da Igreja Católica CIC 340)

Como empreendedores, isso é uma ótima informação. Isso nos faz pensar que alguém deveria contratar os nossos serviços.

Mas, muitas vezes, os nossos serviços já podem ser oferecidos por outros. O que faria uma pessoa contratar um empreendedor ao invés de outro?

Um preço mais baixo é suficiente para atrair novos clientes? E, se for, sempre haverá alguém que pode oferecer um preço ainda mais baixo?

Segundo o livro “O plano de marketing de 1 página”, o cliente tem 3 opções:

  1. “Comprar de você.”
  2. “Comprar do seu concorrente.”
  3. “Não comprar.”

O cliente pode desistir da compra. Se não o fizer, pense no seu produto ou serviço e responda:

  • Por que os clientes devem comprar esses produtos ou serviços?
  • Por que os clientes deveriam comprar de você e não do seu concorrente?
Como se diferenciar no mercado

Para se destacar, você deve fazer um marketing marcante.

Fazendo um marketing marcante.

As pessoas que moram no litoral podem não dar tanta atenção ao ato de ir à praia quanto um turista que vai para lá.

Quem vive nas cidades da Itália pode não valorizar os lugares católicos como os visitantes.

Quando vamos ao interior e vemos as vaquinhas, no começo, prestamos atenção. Depois, já não damos mais importância. E se surgisse uma vaca roxa? Isso pode acender o interesse novamente!

Seth Godin explica isso no seu livro “A Vaca Roxa”. A Vaca Roxa também pode cair depois no esquecimento. A diferença, neste caso, é que a Vaca Roxa é marcante.

Para Seth, “algo marcante é o que merece ser comentado”. E o contrário de “ser marcante” não é “ser ruim”, mas sim “ser invisível”, algo sem graça.

Um produto marcante é diferente de um produto muito bom. Não é sobre qualidade. Estamos falando, por exemplo, de algo inesperado.

Uma companhia aérea poderia ser marcante se o voo chegasse 1 hora antes. Poderia também dar brindes para quem usasse suas cores. Ou, em vez de balas, servir petit gâteau.

Dicas de como se diferenciar no mercado.

Para não cair no esquecimento do seu cliente, você precisa ser marcante mais de uma vez.

Com base no livro de Seth, aqui estão 10 dicas de como fazer um marketing marcante:

  • Crie um produto novo se o seu produto ou serviço não estiver dando certo.
  • Potencialize seu marketing. Faça com que influenciadores vejam seus anúncios.
  • Analise os seus clientes recorrentes. Verifique como recompensá-los.
  • Avalie como os concorrentes estão se destacando.
  • O que você poderia fazer para ser o produto ou serviço mais marcante?
  • Seus produtos e serviços poderiam ser mais marcantes em outros nichos?
  • Quanto você pode investir para elaborar um novo design?
  • Que informações do seu negócio você pode monitorar ou medir para gerar novas ideias?
  • Que produtos ou serviços de outras áreas você pode adaptar e oferecer no seu nicho?
  • Que mudanças você pode fazer para que as pessoas queiram divulgar nas redes sociais?

Ser marcante é ser ousado. Para alguns, é arriscado. Mas sempre é um aprendizado. Aprenda com as falhas e melhore o que funciona.

Conclusão

Deus nos fez dependentes uns dos outros. E saber disso pode nos fazer mais generosos.

Hoje pode ser que alguém esteja precisando de seus produtos e serviços. Mas, com tantas ofertas de produtos e serviços, como se sobressair?

É preciso surpreender. E surpreender não depende, necessariamente, do seu produto ou serviço. Pode ser a forma de atender ou uma informação que você compartilha.

Ser marcante aumenta seu impacto.

Ser marcante valoriza o que há de único em você que Deus lhe deu.

Além disso, Deus pode agir através de você.

"Àquele que tem o poder de realizar, por sua força agindo em nós, infinitamente mais que tudo que possamos pedir ou pensar." (Efésios 3:20)

Que a paz de Jesus lhe encha de inspiração e o amor de Maria guie suas ações. 💙

Nos vemos no próximo sábado!

Ah! E se você encontrar uma vaca roxa por aí, me avise!

Forte abraço!