Olá, imparável! Tudo bem com você?

Semana passada comentei com você sobre o conceito Flywheel, sobre a importância de manter as coisas (seu negócio) andando e fazê-las andar mais rápido.

Percebi que ao mencionar a importância de conectar seu Marketing, Vendas e Atendimento ao Cliente, isso poderia parecer que eu estava me referindo a alguém que já tivesse um negócio em um nível muito mais estruturado.

Ou seja, eu não estaria considerando, por exemplo, a pessoa que se enxerga como uma empreendedora individual.

Segundo o livro ​O Mito do Empreendedor​, de Michael Gerber, quando dois amigos se unem para abrir uma lojinha, cada um faz um pouco de tudo: abre a loja, fica no caixa, limpa, faz a contabilidade, cobre a folga um do outro, etc.

Quando a lojinha cresce, pensam em contratar um sobrinho, que entra na mesma rotina de fazer um pouco de tudo, igual aos donos.

Mas se todos estão fazendo tudo, quem é responsável por algo que estiver errado?

Gerber explica que é preciso pensar no negócio pequeno como uma “corporação”.

Isso inclui ter um gráfico organizacional que, mesmo que você desempenhe diferentes funções, permite que você visualize:

  • as diferentes áreas da “corporação”;
  • o trabalho a ser executado por cada área;
  • os resultados esperados por área.
Gráfico organizacional

Com a evolução do negócio, outras pessoas ou parceiros poderão desenvolver essa atividade, que não sejam os donos ou o sobrinho.

“Mas que tudo se faça como convém e em boa ordem.” — 1 Coríntios 14:40

Conforme o livro A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen e Brandon Hall, você pode se organizar da seguinte forma:

  • Crie uma lista de projetos, que podem ser os departamentos.
  • Liste por projeto:
    • Próximas ações;
    • Ações de “algum dia/talvez”;
    • Aguardando resposta, para ações que você delegou.
  • Crie pastas para cada projeto para você organizar informações e referências.
  • Coloque no seu calendário atividades que têm dias ou horários específicos para serem realizados. Faça lembretes para aqueles dias.
  • Faça uma revisão semanal de suas listas.

Pode ser que você seja bom em uma habilidade específica no seu negócio, como entregar o serviço pelo qual você está sendo pago.

Mas, como fazer com as outras atividades que você precisa realizar, como Marketing e Vendas?

Você pode adotar a “Regra de Cachinhos Dourados”. James Clear, no livro Hábitos Atômicos, explica:

“A Regra de Cachinhos Dourados afirma que os humanos experimentam a motivação máxima quando trabalham em tarefas que estão bem no limite de suas habilidades. Não muito difíceis. Não muito fáceis. Na medida.”

Por isso, quando você tiver que realizar outras atividades no seu negócio, considere fazer atividades fáceis e que você consiga entregar algo “bom” (não digo perfeito).

À medida que essas ações forem ficando mais fáceis, você pode procurar evoluí-las para algo mais elaborado. Assim, você mantém o seu pique de curiosidade e satisfação de crescimento.

Para ser mais exato, conforme A Arte de Fazer Acontecer: “uma tarefa deve estar aproximadamente 4% além de sua capacidade atual.”

“Vai ter com a formiga, ó preguiçoso, observa seu proceder e dela aprende a Sabedoria. Ela, embora não tenha chefe, nem vigilante, nem príncipe, prepara seu alimento no verão e ajunta, no tempo da ceifa, a sua comida.” — Provérbios 6:6-8

Para você manter o foco, você precisa comprometer-se. Definir datas do que precisa ser feito (cronograma) pode ajudar você.

Vai ter dias em que você não vai querer fazer, como quando você pensa em faltar na academia, ou vai na academia e não quer fazer todas as séries do treino.

Tem dias em que você terá que fazer coisas repetidas, entediantes. E a oração pode fazer você manter a firmeza.

Para James, os profissionais cumprem o cronograma, enquanto os amadores deixam a vida atrapalhar seu caminho. Em qual categoria você quer estar?

Que a paz do Senhor e o amor de Maria estejam com você. Bom fim de semana!

Um abraço!