Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Em João 17, Jesus faz uma oração ao Pai para que todo ser humano conheça o único Deus verdadeiro. Jesus orou pelos discípulos que reconheceram verdadeiramente que Ele veio de Deus.
Jesus pede que os discípulos sejam santificados na palavra de Deus, que é a verdade.
“Santifica-os na verdade: a tua palavra é a verdade. Assim como tu me enviaste ao mundo, eu também os enviei ao mundo. Eu me santifico por eles, a fim de que também eles sejam santificados na verdade.” (João 17:17-19)
Na Segunda carta a Timóteo, Paulo recomenda a seu “filho na fé”, Timóteo, que cuide dos princípios (doutrina) e se dedique ao Evangelho.
Ora, se toda Escritura é inspirada por Deus e Deus é a verdade, logo, a Escritura é a fonte da verdade.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça. Assim, a pessoa que é de Deus estará capacitada e bem preparada para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)
Nós, católicos, podemos nos inspirar em outras fontes, como as histórias dos santos da Igreja, mas é a Bíblia a fonte de toda a verdade que nos leva à salvação.
“Cristo Senhor, em quem toda a revelação do Deus altíssimo se consuma, tendo cumprido e promulgado pessoalmente o Evangelho antes prometido pelos profetas, mandou aos Apóstolos que o pregassem a todos, como fonte de toda a verdade salutar e de toda a disciplina de costumes, comunicando-lhes assim os dons divinos.” (Catolicismo da Igreja Católica CIC 75)
A Igreja Católica vê a Bíblia como a única fonte da verdade, inspirada por Deus. Mas o que isso pode nos inspirar para o nosso negócio?
A importância das informações do negócio.
Uma empresa usa diferentes ferramentas para sua operação e gestão do negócio.
Cada ferramenta usa e gera novas informações (dados).
Exemplo:
Uma empresa usa o WhatsApp para se comunicar com interessados no seu negócio. Muitas vezes, já consegue ver o nome da pessoa que chamou. Agora, a empresa tem o nome e o telefone desse contato.
A partir das conversas, pode-se definir o motivo e o interesse do contato. É um cliente novo ou atual? Está interessado em comprar ou é um atendimento pós-venda? Se deseja comprar algo, que produto ou serviço melhor se encaixa a esse cliente?
Fala-se que os “dados” são “o novo petróleo”. É uma forma de dizer que os dados podem gerar riqueza.
Ao comprar em uma loja online, os sistemas de recomendação sugerem produtos. As indústrias usam marketing para oferecer o serviço de manutenção após alguns meses da compra.
Quando uma empresa negocia ser vendida, os dados que ela tem entram nas negociações. Dados organizados e de alta qualidade valem mais.
Os dados são importantes, mas o problema mais comum nas empresas é que os dados estão espalhados.
Uma pessoa que atende uma loja online, às vezes, usa 4 ferramentas: o WhatsApp, a tela de pedidos da loja, a do sistema de pagamento e a de rastreamento.
Além de espalhadas, as informações estão isoladas. Por exemplo, as ferramentas de vendas não conversam com as de marketing. Uma pessoa compra um produto e continua recebendo promoção dele.
Os dados isolados geram inconsistências. Por exemplo: uma alteração na situação ou cadastro de cliente em um lugar não atualiza os outros lugares.
Uma forma de resolver os problemas de dados nos negócios é ter uma única fonte da verdade.
A fonte da verdade das informações do seu negócio.
Nos negócios, usamos o termo “fonte única de verdade”, do inglês “Single Source of Truth” (SSOT).
Este é o termo para nos referirmos ao local unificado dos dados do negócio.
Pode ser o caderninho de anotações de um pequeno comerciante. Ou a planilha de um empreendedor digital. Ou o banco de dados de uma empresa.
Não importa exatamente o que se usa, mas o principal é que você entenda e aplique o conceito.
Assim como o católico, deve-se usar a Bíblia como a verdade. No negócio, é necessário definir onde centralizar os dados.
Nos negócios, o “mundo ideal” seria ter um único sistema. Ele atenderia a todas as funções e departamentos. Isso evitaria problemas de replicação ou inconsistência de dados. Mas não é bem assim que acontece.
As empresas usam um sistema. Com o tempo, surge a necessidade de um novo recurso que ele não tem. Então, elas pegam mais uma ferramenta. E isso se repete algumas vezes. Quando percebem, estão com um Frankenstein.
Uma ferramenta que atende a vários departamentos é mais cara. Isso também influencia a decisão do empresário de contratar gradualmente.
Com múltiplas ferramentas, fica difícil definir uma “fonte única de verdade”.
Como trabalhar com múltiplos sistemas que geram dados?
O artigo científico “Single Source of Truth (SSOT) for Service Oriented Architecture (SOA)”, faz as seguintes recomendações:
- Estabeleça qual será o local da sua fonte única de verdade. Será uma planilha, um banco de dados ou uma ferramenta?
- Defina um identificador único (ID) na fonte da verdade que será a “chave” para “amarrar” a informação em diferentes ferramentas. No cadastro de contato, por exemplo, será o CPF ou você criará um outro identificador (SSOT-ID)?
- Você pode optar por evitar duplicar dados da fonte da verdade nas diferentes ferramentas. Sempre que tiver necessidade, pelo ID único, pesquisará na fonte única da verdade.
- Você pode optar por usar ferramentas de integração que replicam os dados entre os sistemas. É preciso monitorar essas integrações. Elas podem falhar e gerar um “descompasso” de informações.
- Podem ocorrer situações em que alguns dados do sistema secundário sejam tratados de forma isolada, como na indústria farmacêutica ou bancária. Mesmo nessa situação, os dados ainda estariam relacionados com o sistema principal pelo identificador único.
- O artigo “What’s Your Data Strategy?” sugere que grandes empresas trabalhem os dados numa abordagem defensiva/ofensiva. A fonte única da verdade é a defensiva, onde você retém as informações. A ofensiva é fazer um “espelho” da SSOT e trabalhar os dados de forma flexível. As empresas, por exemplo, procuram enriquecer os dados de contatos que têm com informações públicas, como as das redes sociais. Isso permite saber mais sobre seus contatos e refinar o perfil do cliente ideal. Essas informações poderiam ser adicionadas à fonte da verdade.
A fonte da verdade pode beneficiar o negócio. Ela traz confiança, segurança e qualidade nos dados, entre outros.
Conclusão
Dados são importantes para o negócio.
À medida em que se unificam as informações, ocorre uma melhoria na operação.
Dados de qualidade podem reduzir custos em anúncios de marketing. Os clientes podem ter uma experiência melhor. As vendas podem melhorar os resultados.
Os dados influenciam seu desempenho. Você pode ter novas ideias e tomar decisões mais rápidas.
Hoje, qual tem sido a sua fonte da verdade?
Que a paz de Jesus seja luz para o seu caminho e o amor de Maria guarde você. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!