Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Como está o tempo hoje?
Se o tempo não está do seu agrado, reclamar dele só fará você desgastar-se.
Você não tem como controlar o tempo, nem a opinião das pessoas, mas pode mudar como você reage.
“Não digo isso por estar passando necessidade, pois aprendi a me bastar em qualquer situação. Sei viver na penúria e sei viver na abundância. Aprendi a viver em toda e qualquer situação: estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou passando falta. Tudo posso naquele que me fortalece.” (Filipenses 4, 11-13)
Pare de justificar sua situação devido aos outros. Não deixe de agir por medo do que pensam. Deixe-os para lá. Isso é o que a Teoria Deixe Eles sugere.
A Teoria Deixe Eles.
A autora Mel Robbins, em “The Let Them Theory”, explica que a única pessoa que podemos controlar e mudar somos nós mesmos.
As pessoas podem culpar os outros para justificar o lugar em que estão hoje. Podem ter medo da opinião dos outros e deixar de fazer as coisas. Quando isso acontece, essas pessoas estão dando poder a outros sobre suas vidas.
É preciso restabelecer o poder sobre suas próprias vidas.
A dura verdade, segundo Mel, é que ninguém é responsável pela situação em que cada um se encontra.
Entenda:
Uma pessoa pode ter tido medo da opinião de alguém e deixado de fazer algo. E esse medo a fez deixar de fazer várias atividades. Se essas ações tivessem sido feitas, a levariam a uma vida diferente. Mas ninguém opinou. A pessoa parou de fazer, pensando no que alguém poderia pensar.
Mel explica que a pessoa, ao perceber que é a única responsável por estar onde está, não deve se condenar. Este é o ponto da virada. É o momento da libertação.
Em vez de ficar se remoendo na opinião alheia, é preciso que a pessoa se permita pensar em si mesma.
Permita-se.
Para recuperar o poder pessoal, Mel dá algumas dicas. Elas são sobre como lidar com o dia a dia. Veja 3 delas:
- Stress: as pessoas farão coisas que podem lhe incomodar e você não tem controle sobre isso. Se você se deixar estressar, você está dando esse poder a elas. Como você reage a essa situação, você pode controlar. Você nunca está ancorado em uma situação. Se algo está o deixando frustrado, depende de você agir ou buscar algo melhor.
- Opinião dos outros: preocupar-se demais com a opinião dos outros só o trava. Você não tem como controlar o que os outros pensarão sobre você. Sempre haverá pessoas com opiniões positivas ou negativas sobre o que você fizer. Pensar na opinião dos outros pode causar procrastinação. Pode fazer você duvidar de sua capacidade. Pode impedi-lo de lançar algo até que esteja perfeito, a seu ver. Você deixa de arriscar ou tentar novas coisas. Suas ações fariam você progredir.
- Pessoas difíceis: parece mais fácil deixar para lá quando não é ninguém da família. A família tende a reagir mais dramaticamente se você não atender às expectativas dela. Pessoas difíceis podem não gostar de você, das suas escolhas ou de como você quer viver sua vida. Não tente mudar a opinião das pessoas. Você não precisa se isolar delas, só precisa lidar com opiniões diferentes das suas. “Tome as decisões certas para você, mesmo que isso deixe outras pessoas chateadas. Você mantém seu poder ao parar de carregar o peso das emoções dos outros e age de uma forma que esteja alinhada com os seus valores.”
Mel explica que, “ao alinhar seus pensamentos e ações com seus valores, você terá orgulho de si mesmo. E quando você tem orgulho de si mesmo, você não se preocupará com o que qualquer pessoa pensa.”
Mudar depende de você.
Conclusão
Você pode ter encontrado todas as desculpas para estar no lugar em que está hoje. Mas você precisa amar-se mais, acreditar mais e deixar-se mudar.
Se suas ações seguem os valores católicos e a Verdade (Deus), então não deveria se importar com a opinião dos outros.
“Não vos inquieteis com nada! Em todas as circunstâncias apresentai a Deus as vossas preocupações, mediante a oração, as súplicas e a ação de graças. E a paz de Deus, que excede toda a inteligência, haverá de guardar vossos corações e vossos pensamentos, em Cristo Jesus.” (Filipenses 4, 6-7)
Que a paz de Jesus lhe dê coragem e o amor de Maria lhe guie em suas ações. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!