Olá, imparável! A paz!

Como pode ser difícil começar nas redes sociais ou, para quem já está nelas, se manter ativo!

Eu explico:

O empreendedor digital tem a preocupação de saber em que rede social é preciso estar.

Ao mesmo tempo, é preciso saber o que compartilhar nas redes sociais.

E quem está em alguma rede social para o seu negócio, às vezes pode se encontrar estagnado com os resultados obtidos nelas.

Para o autor e especialista em Redes Sociais, Gary Vee, em seu livro “Day Trading Attention: How to Actually Build Brand and Sales in the New Social Media World” (traduzido livremente como “Negociando Atenção Diariamente: como realmente construir marca e vendas no Novo Mundo das Redes Sociais”), você precisa:

  • Ter clareza sobre quem você quer alcançar.
  • Nas plataformas que você escolheu, usar os diversos recursos que cada plataforma oferece.
  • Incluir em cada postagem um “gancho” (hook) que capture a atenção das pessoas nos primeiros 3 segundos.
  • Analisar os conteúdos que deram maior alcance (likes, comentários, etc) para que você possa repetir a fórmula.
  • Fazer postagens de vídeos.
  • Estudar os comentários nas suas postagens e em outros perfis onde estão as pessoas que você quer alcançar para ter ideias e criar conteúdos estratégicos.

No livro “Lean Marketing: More leads. More profit. Less marketing.” (traduzido livremente “Marketing Enxuto: Mais leads. Mais lucro. Menos marketing.”), o autor Allan Dib, explica que você pode não gostar do que ele vai dizer, mas a fórmula de sucesso para as redes sociais é:

  1. Poste todo dia.
  2. Melhore um pouco a cada dia.
  3. Repita os passos 1 e 2 por dois a cinco anos.

Para Allan, muitas vezes nos deixamos iludir pelo que a gente vê nas redes sociais, como perfis populares que fazem postagens que parecem tão espontâneas, como se estivessem improvisando.

Allan nos conta que, na verdade, essas postagens são recheadas de roteiros meticulosamente planejados, gravações ensaiadas, além de contarem com uma equipe por detrás: videomaker, editor, redator, etc.

É um investimento alto para parecer como sendo uma postagem de momento.

A lógica por detrás das redes sociais

As redes sociais ganham dinheiro a partir de anúncios. No começo, uma nova Rede Social pode não ter anúncios porque está validando o modelo, ajustando o algoritmo e precisa atrair mais gente.

Para o anunciante querer pagar para uma Rede Social, ela precisa ter um fluxo de pessoas, para os anúncios aparecerem e sejam engajados com mais gente.

Por isso, as redes sociais preferem as pessoas que postam com frequência. O algoritmo faz o conteúdo das pessoas que mantêm uma frequência diária alcançarem mais gente.

MAS, nem tudo é festa. O algoritmo analisa se as pessoas estão gostando do conteúdo que está sendo compartilhando, por exemplo, pelos likes e comentários.

Se o algoritmo percebe que o que a pessoa posta, mesmo mantendo uma frequência diária, é irrelevante, o algoritmo para de distribuir o conteúdo. É como se o próprio algoritmo cancelasse a pessoa, sem ela nem mesmo saber.

Para Allan, estar nas redes sociais é como você alugar um espaço com pagamento diário. Como você paga? Com o seu conteúdo bem-planejado, que gere engajamento.

Então, falar que as redes sociais são gratuitas, só vale se você está lá para consumir conteúdo, não para transformá-la em um canal real para o seu negócio digital.

Allan alerta que “se você acabou de começar a construir sua presença nas redes sociais, talvez não precise de uma grande equipe, mas é improvável que você tenha sucesso sozinho” (tradução livre de “if you’re just starting to build out your social media presence, you may not need a huge team, but it’s unlikely you’ll succeed on your own”).

“Com efeito, quem de vós, se quer construir uma torre, não se senta primeiro para calcular os gastos e ver se tem o suficiente para terminar?” (Lucas 14:28)

Muitos começam em uma rede social, mas não têm a resistência de postar todos os dias, por dois anos. Não se concentram em uma única plataforma e não têm um plano para seguir mensalmente e, muito menos, de longo prazo.

Para seu negócio dar certo em uma rede social, é preciso pagar o aluguel, todos os dias.

Plano de ação para as Redes Sociais

Seu sucesso nas Redes Sociais se resume em:

  • Conteúdo,
  • Engajamento
  • E consistência.

Pelo menos 1 vez por mês

Uma vez escolhida a rede social em que você quer promover seu negócio digital, você precisa estabelecer uma agenda mensal, quinzenal ou semanal para:

  • Fazer o planejamento das postagens e agendá-las.
  • Estudar as novidades da plataforma para incorporar os recursos novos nas suas postagens. O algoritmo tem a tendência de promover postagens que usam recursos novos para que mais gente se interesse em usar esses recursos.

Todo dia

Para você marcar presença com o algoritmo e com o seu cliente ideal, é preciso você, separar 3 “intervalos de tempo” (slots) na sua agenda diária:

Redes Sociais

A) Responder comentários nas suas postagens.

Quando você realiza uma publicação, o algoritmo começa a distribuí-la.

À medida que as pessoas comentam, a publicação é distribuída para mais pessoas.

Por isso, é importante você agendar uma publicação em um horário em que você consiga estar disponível por 20 minutos para responder os comentários, fazendo com que a publicação chegue em mais gente.

Importante: os comentários não devem ser apenas emojis, devem ser comentários que agreguem algum tipo de valor à pessoa que comentou.

Algumas pessoas já começam a interagir na Rede Social 20 minutos antes da postagem agendada, para o algoritmo compreender que o perfil está "online", como uma tentativa de fazer com que o algoritmo mostre a publicação para mais gente.

Um detalhe é que as redes sociais falam pouco sobre como seus algoritmos funcionam. Então, muitas pessoas levantam hipóteses e fazem testes para buscar verificar o que pode funcionar melhor.

Por isso, é importante testar e analisar o que funcionou melhor para você com seu público (perfil de cliente ideal).

B) Verificar e responder as suas notificações.

Pelo menos uma vez por dia você deve olhar as notificações de suas redes sociais, como DMs, quem curtiu, quem comentou, quem seguiu você, etc.

Você pode verificar se alguém que seguiu você é uma pessoa ativa naquela rede social, postando todo dia, e se ela faz parte do seu perfil de cliente ideal.

Você pode começar a seguir pessoas ativas e também engajar em seus posts, como uma forma de construir uma comunidade em torno do seu negócio.

Conferir e limpar as notificações lhe manterá organizado.

C) Repostar seus conteúdos que funcionaram.

Você pode utilizar os diferentes recursos existentes nas redes sociais para republicar seus conteúdos que funcionaram melhor no passado em diferentes formatos.

Por exemplo:

No Instagram, onde você poderia compartilhar uma publicação do Feed como Stories.

No X (antigo Twitter) ou no Threads, onde você poderia responder um comentário repostando uma publicação anterior.

Conclusão

Os esforços para gerar resultados com as redes sociais são grandes.

O primeiro ponto a ser avaliado é verificar onde está o seu cliente ideal. Ele está nas redes sociais? Provavelmente. Mas quais?

A segunda pergunta, e considero a mais importante, é:

— Em qual rede social preciso investir menos para obter a atenção do meu cliente ideal?

A sua análise e sua resposta podem direcionar a sua estratégia de Redes Sociais.

Depois disso, você precisa manter-se firme em seu planejamento, postagens e engajamento.

Lembra do algoritmo? O algoritmo penaliza as pessoas que não publicam com frequências ou dão uma pausa. Isso faz com que várias pessoas nas redes sociais estejam lá com uma atenção subvalorizada.

Você tem a oportunidade de construir a sua marca.

Pesquise conteúdos pelos quais as pessoas se interessam.

Análise publicações dos concorrentes que tiveram maior engajamento.

Evite conteúdos que são descaradamente de vendas.

As pessoas precisam ter sua marca na memória. E você constrói isso focando no seu hoje, todo dia.

Que você tenha um fim de semana incrível! Fique com a paz de Jesus e o amor de Maria. 💙

Forte abraço!