Olá, imparável! A paz!

Espero que esteja tudo bem com você.

Gostaria de compartilhar com você sobre o comportamento de alguns empreendedores ao se encontrarem com o fracasso.

Mas antes, imaginemos um aluno da sétima série que apesar de ter estudado, tirou uma nota abaixo da média no bimestre.

A reação dele para o próximo bimestre é, para desespero dos pais, “estudar menos”. Ele pensa: “se eu não tenho capacidade, para que perder tempo estudando?”

Mas as coisas podem piorar. O aluno pode pensar em resolver essa situação “colando” na próxima prova.

E, para este aluno, se sentir menos inferior, ele tem em vista encontrar outras crianças que tiraram notas piores, as quais são mais fracassadas que ele.

Por fim, o aluno justifica o fato de ter ido mal por culpa dos pais por não ter um ambiente mais favorável para estudo ou do professor que não sabe explicar a matéria.

Este exemplo de comportamento acima do aluno é o que a autora Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade Stanford, em seu livro “Mindset: A nova psicologia do sucesso”, chama de “mindset fixo”.

Segundo o livro, mindset é a crença que você tem sobre si.

Às vezes, o “mindset” pode ser confundido com o que você acredita ser parte da sua personalidade e pode impedir que você realize o seu potencial.

Para a Carol, existem dois tipos de mindset:

Mindset fixo e Mindset de crescimento
  • Mindset fixo: a pessoa acredita que suas qualidades não podem ser melhoradas. Isso faz com que ela constantemente busque provar o seu valor.
  • Mindset de crescimento: a pessoa tem a convicção de que consegue evoluir suas qualidades desejadas com esforço e experiências que a façam se desenvolver.

Sabendo sobre esses dois mindsets, imagine a situação:

Você entregou um projeto para um cliente, acreditando que merecia um 10. Mas, ele considerou apenas mediano (nota 5), deixando você desapontada. Horas depois, seu banco informou que seu cartão foi clonado e bloqueado, e um novo chegará em até 7 dias. Sentindo-se desanimada, você manda mensagem para seu companheiro, mas ele parece não dar a mínima.

Carol diz que as pessoas que têm o mindset fixo, nessa situação se sentem rejeitadas, “um fracasso total”, “um lixo”. Elas pensam que essas situações aconteceram devida à sua competência, que “a vida é injusta”, “alguém lá em cima não gosta de mim”.

O mindset fixo faz com que a pessoa não enxergue o problema restrito ao que de fato ele é: um cartão bloqueado é apenas um cartão bloqueado, um cliente insatisfeito é apenas isso, e uma conversa unilateral não é o fim do mundo.

Nenhum dos acontecimentos no exemplo são irreversíveis. Não se trata de morte ou destruição.

“Entrega ao Senhor tua ansiedade e ele te dará apoio, nunca permitirá que vacile o justo.” (Salmos 55:23)

Tanto as pessoas com mindset fixo como as com mindset de crescimento se sentem “valiosas e otimistas”. A diferença é como elas lidam com o momento de fracasso.

Diante do fracasso, as pessoas do mindset fixo tem diversas reações: “vou comer chocolate”, “vou chorar”, “vou encher a cara”, “não vou me esforçar para fazer bem”.

As pessoas com o mindset de crescimento ficam chateadas também, mas não se desesperam ou se rotulam como fracassadas. Elas tomam a situação como desafio e continuam a se esforçar mais.

As pessoas de mindset de crescimento encaram as situações de outra forma: “preciso me esforçar mais”, “vou buscar outras maneiras de apresentar meu trabalho”, “preciso ter um cartão de crédito de contingência”, “meu companheiro pode estar ocupado agora”, “meu companheiro pode estar tendo um dia difícil”.

O que diferencia a pessoa que tem o mindset de crescimento de uma que tem o mindset fixo é basicamente a visão sobre desenvolvimento, risco, desafio e esforço.

Desenvolvimento, risco, desafio e esforço.

As pessoas que têm o mindset fixo não gostam de assumir riscos e esforços. Porque esses fatores podem revelar que elas não são capazes de executar uma tarefa.

Para a mudança acontecer em quem tem o mindset fixo, primeiro é preciso alterar a crença de que suas qualidades não podem ser mudadas. Esse ajuste leva a pessoa para uma “experiência de descoberta”.

Uma vez que você entende que pode evoluir, você busca coisas que vão além do que você faz hoje. E a busca pelo conhecimento e aprendizado requer esforço.

A pessoa com mindset fixo pensa que Deus deu uma habilidade para ela. Se ela se esforçar por algo, segundo Carol, isso a faria inferior. A pessoa de mindset fixo pensa que somente as pessoas com deficiência têm que se esforçar porque não têm nada a perder se esforçando. Existe o medo de se esforçar e fracassar.

O mindset fixo pensa que gênios não precisam se esforçar. Então, se a pessoa de mindset fixo está se esforçando, isso coloca em dúvida sua capacidade.

Ficar parada, sem tentar, dá à pessoa a desculpa de falar “eu poderia ter sido tal pessoa ou ter criado tal coisa”. Uma vez que ela tente, ela não poderia falar isso.

O mindset de crescimento pensa que se existe uma possibilidade de conseguir, é mais reconfortante saber que tentou do que conviver com a dor de não ter tentado e não descobrir o que poderia ter sido.

Como adquirir força para vencer as dificuldades.

Muitos empreendedores trabalham incessantemente, sentem-se cansados e a ponto de sentir que estão prejudicando sua saúde.

Norman Vincent Peale, em seu livro “Poder do Pensamento Positivo: Guia Prático Para Solução dos Seus Problemas Diários” explica que é preciso recorrer ao Poder Supremo.

“Acaso não sabes? Ainda não ouviste falar? O Senhor é o Deus Eterno! Foi ele quem criou toda a extensão do mundo. Ele não corre nem se cansa, nem é possível pesquisar sua inteligência. É ele que dá ânimo ao cansado, recupera as forças do enfraquecido. Até os jovens se afadigam e cansam e mesmo os guerreiros às vezes tropeçam! Mas os que esperam no Senhor, renovam suas forças, criam asas como águia, correm e não se afadigam, andam, andam e nunca se cansam.” (Isaías 40:28-31)

Norman menciona dois métodos para recorrer a esse Poder:

  1. Faça sempre o exercício de fechar os olhos, relaxar os nervos, respirar três vezes bem devagar. Entregue-se ao pensamento de que você está recebendo a força de que precisa e tenha fé, confiando em Deus, Seu auxílio e Poder.
  2. Assuma uma atitude positiva e otimista diante dos problemas: “você receberá a força para enfrentar as suas situações em proporção direta à intensidade da fé que tiver”.

A situação que você encontra não é determinada, essencialmente, por sua circunstância exterior, mas pelos pensamentos que ocupam seu espírito.

Por isso, você precisa acalmar seus pensamentos e pensar positivamente para criar “em volta de si uma atmosfera que é propícia ao desenvolvimento de resultados positivos”.

O melhor de tudo isso é que o Poder Supremo está disponível para todos, em qualquer situação e condição.

Conclusão

Uma vez que você tenha consciência dos dois mindsets, você poderá modificar o seu próprio. A mudança começa com a forma como você reagirá daqui para frente.

Mesmo pessoas com o mindset de crescimento podem encontrar situações em que sua atitude de reação seja de um mindset fixo. É necessário estar vigilante.

É preciso esforçar-se pelo que se ama.

Correr riscos.

E transformar as ocasiões de fracasso em oportunidades de aprendizado.

Tenha fé!

Encare os desafios e siga se esforçando. Você tem um futuro brilhante pela frente!

Vejo você no próximo sábado.

Fique com a paz de Jesus e o amor de Maria.

Forte abraço!