Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Certa vez, um jovem perguntou a um empreendedor:
— O que você espera dos clientes?
— Que eles se lembrem de mim.
É ótimo que o empreendedor queira deixar uma impressão no cliente e ser lembrado por ele. Mas é importante pensar: isso é por orgulho ou ego? Ou é porque ele realmente fez a diferença na vida do cliente?
“Uma intenção boa (por exemplo: ajudar o próximo) não torna bom nem justo um comportamento em si mesmo desordenado (como a mentira e a maledicência). O fim não justifica os meios. Assim, não se pode justificar a condenação dum inocente como meio legítimo para salvar o povo. Pelo contrário, uma intenção má acrescentada (por exemplo, a vanglória) torna mau um acto que, em si, pode ser bom (como a esmola (41)).” (Catecismo da Igreja Católica CIC 1753)
Pense em um serviço que você pensa em repetir pela forma como foi bem tratado. Consegue perceber a importância de tratar bem o cliente?
Qual é a importância de tratar bem o cliente?
Em “Hospitalidade Irracional”, Will Guidara diz que criar uma experiência incrível não é difícil, mas requer esforço para colocá-la em prática.
Imagine: você decide parar em uma padaria para tomar um café. É o seu momento... aquela pausa só sua para desacelerar. Você senta no balcão e faz seu pedido. Com o celular em mãos, você se entrega ao prazer de desconectar do mundo e curtir aquele instante só seu.
Mas então...
Brrrrrr! O som ensurdecedor de um liquidificador começa à sua frente, batendo uma vitamina de outro cliente. Sua paz se despedaça.
Aquele lugar que prometia aconchego... virou incômodo.
Você pensa: “Será que não havia outro lugar para esse liquidificador?”
É isso que Will quer dizer: criar uma boa experiência exige esforço. Tratar bem o cliente não é só a forma como fala com o cliente, mas o que é necessário fazer para oferecer uma melhor experiência.
Será que você voltaria a essa padaria? Talvez… mas longe do balcão.
Tratar bem o cliente precisa ser um ato intencional. Ou seja, deve ser feito de forma consciente, com um objetivo claro e visando a um resultado.
Como tratar bem o cliente.
Para Will, tratar bem o cliente tem que ser tão importante quanto o produto que se entrega.
Assim, o negócio tem que:
Buscar pela excelência no produto ou serviço que está sendo entregue.
Oferecer uma experiência atenciosa e única. Se mais pessoas, além do dono, atenderem o cliente, todas devem se dedicar a oferecer a melhor experiência como parte do negócio.
Alguns dizem que o mundo está perdido. Uma experiência inesquecível prova o contrário.
Aqui estão 4 pontos-chave a partir dos ensinamentos de Will para você tratar bem o cliente:
Atenção redobrada aos detalhes.
Uma dedicação em acolher bem o cliente.
Pensar em um atendimento que ainda não exista. Criatividade.
Atendimento personalizado fora do comum.
Dedicar-se mais ao cliente não quer dizer ter mais produtos e serviços a oferecer. Pense: se você tem muitos produtos ou serviços, qual deles é que torna você especial para o cliente?
Menos produtos podem ajudar você a focar mais em cada um para torná-los mais especiais. O objetivo é oferecer uma experiência “mais genuína”.
Will criou a Regra de 95/5. Use 95% do orçamento de forma racional. Reserve os 5% para mudanças que surpreendam e encantem o cliente.
Imagine que a sua missão seja tornar o seu negócio o mais memorável do mundo na sua área. A partir de hoje, que esse seja o seu critério de decisão para todas as suas escolhas. O que você vai fazer já na segunda-feira ajudará ou afastará você de sua missão?
Will recomenda: “sirva apenas o que você quer servir e estará se exibindo. Sirva apenas o que você acha que as outras pessoas querem e você estará cedendo. Sirva o que você genuinamente deseja receber e a experiência será autêntica.”
“Tudo aquilo, portanto, que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles, pois esta é a Lei e os Profetas.” (Mateus 7, 12)
Seja simplesmente inesquecível.
Conclusão
Tratar bem o cliente é ir além do benefício de uma transação comercial.
Cuidar bem do cliente vai além de apenas gerar satisfação. É sobre criar uma conexão mais profunda.
O cliente pode se sentir acolhido, ouvido, surpreendido, realizado e muito mais.
Tratar bem é ótimo para o negócio, para o cliente e para o coração de quem serve.
Tratar bem é estar atento ao invisível.
“Não vos esqueçais da hospitalidade, porque graças a ela alguns, sem saber, acolheram anjos.” (Hebreus 13, 2)
Que a paz de Jesus guie sua missão e o amor de Maria ilumine seu servir. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!