Olá, imparável. Salve Maria. Tudo bem?
Certa vez, um filho perguntou:
– Papai, se eu for à missa uma vez, eu serei um católico praticante?
O pai respondeu: – Não, meu filho.
– E se eu for enquanto estou de férias?
– Ainda não, meu filho. Para você ser praticante, você precisa fazer o “sacrifício” de ir todo domingo.
“A Eucaristia é um sacrifício de acção de graças ao Pai, uma bênção pela qual a Igreja exprime o seu reconhecimento a Deus por todos os seus benefícios, por tudo o que Ele fez mediante a criação, a redenção e a santificação. Eucaristia significa, antes de mais, «acção de graças».” (Catecismo da Igreja Católica CIC 1360)
Guardar uma parte do que se ganha em um único mês não garantirá a aposentadoria. Mas, se a pessoa economizar um pouco todo mês, isso pode ajudar a chegar ao dia de se aposentar.
O problema é que, no meio do caminho, o tédio pode aparecer.
O tédio.
Em Hábitos Atômicos, James Clear afirma que “muitos ficam deprimidos quando perdem o foco ou a motivação, porque pensam que as pessoas de sucesso têm uma reserva ilimitada de paixão”.
Para James, até pessoas de sucesso em várias áreas também se sentem desmotivadas. Mas elas conseguem se manter focadas, mesmo quando sentem tédio.
O ser humano está sempre em busca de novidades. Com o tempo, uma atividade que era muito interessante perde a graça e a motivação diminui.
O tédio pode levar a pessoa a desistir. Desiste porque ficou chato, não porque fracassou. Para vencer isso, a pessoa deve continuar, mesmo sem querer.
James diz que o segredo das pessoas bem-sucedidas é que elas se apaixonam pelo tédio. Elas mantêm a consistência, mesmo quando o que precisam fazer está chato ou pensam em desistir. É preciso cumprir o cronograma.
E se a paixão pelo tédio pudesse abrir caminho para algo muito maior?
O tédio como caminho para a humildade.
Frei Alonso de Madri, em “A Arte de Servir a Deus”, diz que, para vencer a impaciência, devemos lembrar que somos pecadores. Aceitar o tédio (dor) é uma forma de crescer em humildade.
Quanto mais recebemos isso com alegria, menos o inimigo terá motivos para se alegrar com nossas reclamações.
“Empunhando sempre o escudo da fé, com o qual podereis extinguir os dardos inflamados do Maligno.“ (Efésios 6, 16)
Alegre-se e apaixone-se pelo tédio. Isso o fará repetir a mesma coisa infinitas vezes e manter o foco.
Como conseguir manter o foco.
Baseado nos ensinamentos de James, aqui estão 3 fatores para ajudar você a manter o foco:
Clareza sobre qual problema busca resolver. Você iniciou um projeto pessoal ou de negócio porque estava em busca de uma mudança. Você tinha (tem) o desejo de resolver um problema ou de obter algo. Mesmo que seja comprar algo, você espera que essa coisa resolva um problema.
Faça o que tem que ser feito. Nem sempre você estará motivado o suficiente. Como você pode tornar suas tarefas mais interessantes ou fáceis? Ninguém gosta de lavar louça, mas você pode usar esse tempo para ouvir um podcast ou assistir a um vídeo. Outra estratégia é deixar as panelas de molho antes, o que ajuda a lavá-las mais facilmente.
Reconheça as pequenas conquistas. A verdadeira realização não precisa ser o ponto final. Pequenas conquistas ao longo do caminho podem mostrar que você está indo na direção certa. Elas ajudam você a seguir em frente e a superar o tédio.
Pense em tudo o que você já poderia ter conquistado se não tivesse desistido. Pense em tudo o que você ainda pode aprender, criar, conquistar, transformar e muito mais. Será necessário persistir e exigirá “sacrifícios”, paciência e perseverança.
“É pela perseverança que mantereis vossas vidas!” (Lucas 21, 19)
Você não pode parar. Continue!
Conclusão
Fazer algo quando se está motivado é fácil. Mas a excelência vem da perseverança, da vontade de seguir em frente, mesmo quando a tarefa é sem graça ou se torna monótona.
Pode parecer um sacrifício? Pode. Mas, diante do sofrimento do Filho de Deus, nosso tédio não é nada.
Sempre lembre-se do seu propósito. Busque formas de evoluir e encontre satisfação na repetição.
Que a paz de Jesus alegre sua alma e o amor de Maria preencha seu coração. 💙
Nos vemos no próximo sábado!
Forte abraço!